Ipatinga Futebol Clube

Cidade: Ipatinga/MG
Fundação: 21/05/1998
Alcunha: Tigre
Mascote: Tigre
Site: www.ipatingafc.com.br




HISTÓRIA

No início de 1998, o empresário Itair Machado, ex-atleta de Atlético e Cruzeiro, e até então patrocinador do Social (clube da cidade de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço), criou o Projeto Ipatinga Futebol Clube, para a formação de uma equipe profissional na cidade de Ipatinga, também no Vale do Aço.
Machado saiu atrás de parceiros para tirar do papel o projeto. Juntamente com Gercy Mathias, até então presidente do Novo Cruzeiro Futebol Clube (clube amador do bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga), e Cosme Mattos, um antigo desportista da cidade, com o apoio do Dr. Rinaldo Campos Soares (presidente do Sistema Usiminas), Dr. Ronaldo Monteiro de Souza (presidente do Usisaúde) e o Sr. Francisco Carlos Chico Ferramenta Delfino (prefeito de Ipatinga), o projeto nasceu grande e ousado.
O primeiro passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro Futebol Clube, que até então era um clube amador da cidade. O clube foi registrado na Federação Mineira de Futebol e, no dia 21 de maio de 1998, a FMF concedeu ao Novo Cruzeiro Futebol Clube o registro de clube profissional, passando a se chamar Ipatinga Futebol Clube, o qual recebeu o nome e cores da cidade.
O Ipatinga apresentou um crescimento rápido,já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistava o título de Campeão Mineiro, superando os tradicionais América, Atlético e Cruzeiro.
Por pouco não repetiu o feito em 2006, perdendo o título para o Cruzeiro Esporte Clube, após alcançar o maior número de pontos na principal fase da disputa, o Ipatinga perdeu os jogos de mata-mata final, ficando com o vice-campeonato por diferença de um único gol.
A ascensão do clube voltaria a ser presenciada na Copa do Brasil de 2006. O Ipatinga chegou às semifinais da competição, depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos, equipes que se sagraram campeãs dos seus respectivos estaduais. A equipe do Ipatinga foi eliminada pelo Flamengo, que seria o campeão.
Após o feito na Copa do Brasil, o Ipatinga fechou o ano com um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da Série C, subindo para a Série B.
E, já em 2007, conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar o vice-campeonato da Série B. No Mineiro, entretanto, o time havia feito uma campanha fraca e se manteve na intermediária da tabela.
Em 2008, no ano que marca a primeira participação do tigre na Série A do brasileirão, o time é rebaixado no campeonato mineiro após ser derrotado pelo Villa Nova por 3 x 2 em pleno Ipatingão. Participando do da Série A na condição de único estreante, time mais jovem e único rebaixado estadualmente, o Tigre realiza uma campanha fraca, mantendo-se a maior parte do Campeonato em último lugar. Com uma rodada de antecedência o Ipatinga foi rebaixado pela segunda vez no mesmo ano, frustrando seus torcedores que esperavam 2008 como o melhor ano da jovem história do time.
Em 2009, o clube sagrou-se campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro. Já na Série B, o clube fez uma campanha fraca, terminando na 15ª colocação e escapando do rebaixamento por apenas duas posições.
Em 2010, o clube chegou a final do Campeonato Mineiro de Futebol de 2010, sendo derrotado pelo Atlético. Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga passou por uma fase difícil, sendo rebaixado a Série C de 2011.
No Campeonato Mineiro de 2011 o Ipatinga foi novamente rebaixado para o Módulo II. Entretanto, com uma boa campanha na série C do Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu garantir, com antecipação, o retorno à Série B, em 2012. O time conquistou ainda o direito de competir a Copa do Brasil de 2012 por conquistar a Taça Minas Gerais de 2011.
Em março de 2012 o clube iniciou uma parceria com o Ipatinga Atroz e criou sua equipe de futebol americano, o Ipatinga Tigres. No mesmo ano, o clube não conseguiu retornar à elite do futebol mineiro, permancendo no Módulo II para o ano de 2013. No âmbito nacional, realiza fraca campanha na Série B, incluindo a sequência inédita de 13 derrotas consecutivas . Foi também derrotado por duas vezes pelo placar de 6 a 0, contra Goiás e Joinville , sendo estas as maiores derrotas sofridas pela equipe em 14 anos de história. O clube também demonstrou dificuldades financeiras, com constantes atrasos no pagamento de salários , além de ver o público no estádio minguar . As campanhas ruins, o desinteresse dos habitantes do Vale do Aço e a situação financeira desfavorável reforçaram as especulações de que o clube aceitaria um acordo com empresários de Betim para se transferir para esta cidade. As especulações foram confirmadas quando seu presidente, Itair Machado, oficializou o pedido de transferência e quando a CBF reconheceu a mudança de nome e sede do clube. Ao mesmo tempo, uma nova equipe de futebol foi criada na cidade, o Novo Esporte Clube Ipatinga.
Devido à ausência de estádio adequado na cidade de Betim, o clube mandou seus jogos do Módulo II na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Foi eliminado na primeira fase do campeonato. Na Série C, após um problema judicial pelo qual o Betim foi ameaçado de exclusão, foi eliminado nas quartas de final pelo Santa Cruz.
Em novembro de 2013, ocorreu um acordo para o retorno de Betim para Ipatinga. O clube tem a intenção de novamente ser chamado Ipatinga Futebol Clube, garantindo o uso do Ipatingão , mas seu registro na Federação Mineira e na CBF continua como Betim Esporte Clube


Participações Nacionais:
Série A: 01 participação (2008)
Série B: 04 participações (2007, 2009, 2010, 2012)
Série C: 07 participações (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2011)
Copa do Brasil: 05 participações (2005, 2006, 2007, 2011, 2012)

Campanha nos últimos Estaduais
2014: 9º (segunda divisão)
2013: 7º (segunda divisão)
2012: 3º (segunda divisão)
2011: 11º
2010: 2º
2009: 1º (segunda divisão)
2008: 11°
2007: 7º
2006: 2º
2005: campeão

Estádio: João Lamego Neto (Ipatingão)
Capacidade: 22,000 lugares




HINO

Com muita raça e glória,
jogando com emoção,
estou falando do Ipatinga,
o time do meu coração.


Um Tigre com garras de aço,
pronto pra atacar,
representando o Vale do Aço,
em território nacional.
O Ipatinga é fruto desse chão,
o Ipatinga, orgulho dessa nação,
com muita garra e pronta pra vencer,
com a força de tigre,
nunca vamos morrer.



Eu sou Ipatinga com raça e muito amor,
onde o Ipatinga for,
com muito orgulho eu vou.
Em busca de novas vitórias,
histórias pra contar,
Posso bater no meu peito,
Por ter motivos de me orgulhar.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural