Sobradinho Esporte Clube



Fundação: 01/01/1975
Cidade: Sobradinho/DF
Alcunha: Alvinegro, Leão da Serra
Mascote: Leão
Site: sobradinhoec.com.br



HISTÓRIA

Um grupo de três operários de uma companhia ferroviária do bairro paulistano do Bom Retiro decidiu criar um time de futebol. Eram os pintores de parede Rodrigo Luiz e seu irmão Leonardo Luiz, além do trabalhador braçal Lessy e mais oito pessoas que contribuíram com dinheiro e também foram consideradas sócios-fundadores. A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthians. No livro Arquivos do Futebol Brasiliense, pesquisado e organizado por José Ricardo Almeida, consta que na disputa do campeonato de 1961, a equipe do Sobradinho Esporte Clube era uma das oito participantes, entre clubes como o Clube de Regatas Guará (de Guará), Defelê Futebol Clube (de Brasília, hoje extinto) e Rabello Futebol Clube (de Brasília, também extinto).
Antes da profissionalização, o time, na condição de amador e com muitas dificuldades financeiras, oscilava nas poucas competições regionais que disputava, já que não contava com apoio. Com a profissionalização do futebol do Distrito Federal, o clube passou a adotar como data de (re)fundação o dia 1 de janeiro de 1975. O Estádio Olímpico de Sobradinho (Augustinho Lima), com capacidade para quinze mil torcedores, foi inaugurado em 13 de maio de 1978, num amistoso entre Sobradinho e Santos, vencido pelos visitantes pelo placar de 3 a 0, sendo o primeiro gol no novo estádio marcado por Aílton Lira.
O primeiro título do Sobradinho foi conquistado em 1 de dezembro de 1985, contra uma das mais fortes equipes do Distrito Federal na época, o hoje extinto Taguatinga Esporte Clube, em pleno Serejão, para um público aproximado de vinte mil torcedores, entre pagantes e não pagantes. O placar foi de 2 a 0 para o Leão da Serra, com gols de Artur e Toni.
O atacante Dimba foi o artilheiro do Campeonato Brasiliense de 1996 jogando pelo Sobradinho.



Participações Nacionais
Série A: 01 participação (1986)
Série B: 03 participações (1985, 1987, 1989)
Série C: 01 participação (1996) 
Copa do Brasil: 01 participação (2011)

Campanha nos últimos estaduais
2012: Campeão
 2011: 
2010: Campeão
2009:
2008:
2007:
2006:
2005:
2004:
2003:

Titulos: 2 vezes (2010 e 2012)


Estádio: Augustinho Lima
Capacidade: 10,000 lugares



HINO

És o bravo leão da cidade
Sem temer os mais sérios rumores
Pra vencer os mais duros rivais
Defendendo tuas honradas cores

Como herói, foste sempre destemido
Enfrentando qualquer time no gramado
Mais que tudo, foste sempre o mais querido
És o grande leão consagrado

Vencer! Vencer!
Nossa lema é: Vencer!
Sobradinho, meu clube querido,
Hei de amá-lo, amá-lo até morrer


Vencer! Vencer!
Nossa lema é: Vencer!
Sobradinho, meu clube querido,
Hei de amá-lo, amá-lo até morrer
 
 

5 comentários:

  1. Por que o escudo do sobradinho não aparece no grupoA5? Apesar de ter o mnome do clube na tabela!

    ResponderExcluir
  2. Porque ele e, Concórdia e o Volta Redonda entraram depois e não deu tempo de postar os distintivos desses clubes, em breve serão.

    ResponderExcluir
  3. cade a ficha do sobradinho

    ResponderExcluir
  4. sobradinho fundado 01/01/1975 cidade sobradinho df o leao da serra joga no estadio augustinho lima desputa o brasiliense da primeira divisao ja disputou o brasileiros da a e beoutras nacionais

    ResponderExcluir
  5. so falta a ficha do leao da serra

    ResponderExcluir

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural