River perde quatro pontos no STJD e está eliminado

O River-PI está fora da Série D do Campeonato Brasileiro. Por unanimidade, o clube piauiense foi punido na tarde desta quinta-feira pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de quatro pontos, após ter escalado de forma irregular o lateral-direito George Michael na partida contra o Moto Club pela sétima rodada da competição. Os auditores do órgão condenaram o Tricolor no artigo 214 do CBJD, que trata da escalação de atletas irregulares. Michael já havia disputado duas competições oficiais por outros dois clubes diferentes, mesmo assim foi relacionado pelo River-PI para disputar a Série D, o que é proibido pelo do artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Com a punição, o Galo cai de 10 para seis pontos na tabela do Grupo A2, tirando qualquer possibilidade de ida às oitavas de final da quarta divisão. Remo e Moto Club estão classificados com um rodada de antecedência. Além dos pontos perdidos, o clube piauiense terá que pagar multa de R$ 1 mil. 

A defesa do time piauiense tentou argumentar que o clube foi induzido ao erro pela CBF. Segundo o presidente Elizeu Aguiar, a entidade foi consultada sobre a contratação do lateral-direito e não foi relatado impedimentos sobre a escalação do jogador na Série D. No entendimento do clube, a falha no registro da Confederação teria prejudicado a equipe. No julgamento, o advogado Isaac Chaficks destacou a cautela e boa conduta do time.

- O clube está denunciado no 214, artigo esse que , nessa semana, tem sido pauta de tema neste Tribunal. Trata-se de um caso semelhante ao do América-MG, mas não igual.  Ao contratar o jogador, o clube teve todo cuidado de fazer a consulta na CBF através da Federação. O retorno foi que o jogador estava apto quanto a qualquer punição disciplinar. O clube contratou e fez a consulta, o que comprova a boa fé do time. A declaração de irregularidade só foi expedida após o caso do América-MG ter vindo à tona. Cada caso é um caso. Temos confirmada a boa fé, temos consultas, o atleta não atuou - explicou Isaac Chaficks. 

A defesa, porém, não foi aceita pelos auditores. Relator do processo, Otávio Henrique Menezes afirmou que o documento da consulta feita à CBF diz respeito apenas à parte disciplinar do lateral. Os auditores Guilherme Santos Rodrigues e Lucas Asfor Rocha e o presidente Wanderley Godoy acompanharam a punição.

- Ficou comprovado que o atleta atuou por três equipes diferentes em competições organizadas pela CBF. Assim, voto para apenar a equipe do River-PI com a perda de quatro pontos e multa de R$ 1 mil – justificou o relator. 

Os advogados do clube vão tentar reverter a punição no pleno do STJD. O caso do River-PI é parecido com a punição do América-MG, que perdeu 21 pontos na Série B do Brasileiro. Em nota, o clube informou que aguardará o andamento do processo:
- Diante deste resultado do julgamento, o presidente do River, Elizeu Aguiar, informa que o advogado do clube já recorreu da decisão junto ao pleno do STJD. A diretoria agora vai esperar o andamento do processo, que continua - informou, através da assessoria, o clube. 

Pela Série D do Brasileiro, o River-PI fez uma campanha com quatro empates, duas vitórias e uma derrota. Com 10 pontos, o time ainda tinha possibilidade de classificação. Porém, com a punição a equipe tricolor fará seu jogo de despedida do Brasileiro no domingo, às 17 horas, com o Guarany de Sobral, no Estádio Albertão, em Teresina. No mesmo dia e horário, Moto Club e Remo jogam no Castelão. O confronto define a liderança do grupo.

Entenda o caso 
Uma denúncia encaminhada ao STJD acusou o River-PI de escalação irregular do lateral-direito George Michael na partida contra o Moto Club realizada no dia 31 de agosto, em São Luís, no Maranhão. O nome do jogador consta em súmulas de três equipes diferentes em três competições no mesmo ano, o que configura uma infração ao artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF.

De acordo com o artigo 49, “um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”.

Pela Copa do Brasil, George Michael foi titular do Potiguar de Mossoró na vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no dia 2 de abril, no estádio Nogueirão, no Rio Grande do Norte. A equipe paulista acabou sendo eliminada no jogo de volta no Canindé, ao perder por 2 a 1, em São Paulo.
O jogador atuou também como titular na derrota do CRB para o Crac, por 3 a 2, válido pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileirão. A partida foi disputada no dia 11 de maio, em Coruripe, no Alagoas. No River-PI, Michael foi relacionado para a partida contra o Moto. O lateral não entrou em campo, mas assinou a súmula da partida.

A diretoria riverina ficou sabendo da denúncia envolvendo Michael pela imprensa e, após uma consulta feita à Federação de Futebol do Piauí, confirmou a existência da irregularidade.

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural