Ypiranga 2x0 River

Por 
Erechim, RS


O primeiro finalista da Série D do Brasileirão é o River-PI. Nos pênaltis, a equipe piauiense passou pelo Ypiranga-RS (5 a 4) após perder no tempo normal por 2 a 0, mesmo placar no jogo de ida, em Teresina. João Paulo e Maycon garantiram o resultado favorável nos 90 minutos para o Canarinho do Sul no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, na tarde deste sábado. Nas batidas de pênaltis, o goleiro Naylson se consagrou. O camisa 1 do Tricolor pegou dois e na sexta cobrança garantiu a classificação inédita de um time do Piauí à final de um Campeonato Brasileiro Brasileiro.

Nas primeiras cinco cobranças, João Paulo, Branquinho, Laerte e Saldanha marcaram pelo time gaúcho. Jonathan perdeu. Do lado tricolor, Eduardo, Fabinho, Índio e Toty converteram. O lateral Alex Santos teve a bola defendida por Carlão. Nas alternadas, o zagueiro Claudinho parou no goleiro Naylson, autor da última cobrança: bola no gol e comemoração riverina em Erechim. Na Série D, o River-PI eliminou pela segunda vez uma equipe do Rio Grande do Sul: Lajeadense nas quartas, e agora o Ypiranga-RS.  

Neste domingo, o Tricolor do Piauí descobre quem será o seu adversário na grande decisão. O Remo recebe o Botafogo-SP, no Mangueirão, às 20h (Horário de Brasília). Na primeira semifinal, a equipe de Ribeirão Preto venceu por 1 a 0, assim tem a vantagem do empate. O Ypiranga-RS, que garantiu o acesso à Série C, volta seu planejamento para 2016.

Ypiranga-RS x River-PI (Foto: Elziney Santos)Fabinho comemora classificação do River-PI (Foto: Elziney Santos)

O jogo

A volta do meia Jean Paulo e do atacante Miranda – ausentes em Teresina – tornou a equipe de Leocir Dall’Astra ainda mais ofensiva, característica necessária para o time virar a vantagem do time piauiense. Se nos cinco minutos iniciais, o Galo conseguiu administrar a força gaúcha, os outros 40 foram de um volume intenso: paulada de Diego Miranda no travessão, finalização perigosa de Thiago Costa e gol. Em disputa dentro da grande área, o árbitro entendeu que o zagueiro Índio derrubou João Paulo. O próprio camisa 9 bateu, e o goleiro Naylson nem saiu na foto. O gol cedo, aos 12, aumentou a posse do Canarinho, e os piauienses chegaram aos 26, um chute do volante Rogério por cima do gol. No final, o Galo começou a tabelar no meio-campo e o placar de finalizações de 8 a 6 denotou o equilíbrio.

Ypiranga-RS x River-PI  (Foto: Elziney Santos)Goleiro Carlão segura com confiança lançamento do Tricolor (Foto: Elziney Santos)

Além do gol, o primeiro tempo teve Dall’Astra reclamando de mais com a arbitragem  do carioca Antônio Carvalho Schneider. O técnico do Ypiranga pediu pênalti em Maycon e não gostou de dois impedimentos assinalados, em um deles o atacante João Paulo conseguiu escapar da marcação, mas a assistente Fernanda Colombo confirmou a irregularidade para loucura do treinador. Durante o intervalo, Dall’Astra conversou com o trio de arbitragem e, ironicamente, disse o que falou: “Estão apitando bem”. 

Dois lances incríveis no segundo tempo: João Paulo deu de calcanhar para Miranda, que escapou em velocidade. Frente a Naylson, acabou recuando. No mesmo minuto, Fabinho embaixo do travessão se atrapalhou após receber cruzamento pela esquerda de Eduardo. Situações de uma partida franca, aberta. E novamente aos 12 o Canarinho ampliou: Jean Paulo recuperou a bola no meio-campo e rolou livre para Mayson, que chutou no canto. Com o 2 a 2 no placar agregado, o Ypiranga – que conseguiu igualar o resultado de Teresina – teve mais tranquilidade e aumentou o domínio com entradas de Juninho e Branquinho. O River-PI teve duas oportunidades, em contra-ataques, para descontar o placar: Fabinho colocou no ângulo de Carlão, que tirou na ponta dos dedos. No fim, Rogério chutou cruzado na pequena área, e a bola tirou tinta da trave. 

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural