Anápolis Futebol Clube

Fundação: 01/05/1946
Cidade: Anápolis/GO
Alcunha: Tricolor da Boa Vista, Galo da Comarca
Mascote: Galo
Site: http://www.anapolisfc.com.br//


HISTÓRIA


O Anápolis foi fundado no dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A idéia era de criação de um time do "povão", para competir com outro já existente, a Anapolina, que era considerado time de "elite"
O time foi crescendo ano após ano e, em 1947, conquistou o seu primeiro título estadual, quebrando um tabu. Pela primeira vez um time do interior ganhava o campeonato que não é reconhecido pela federação goiana de futebol. Em 1951 muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube. Tudo isso porque o time que se chamava até então Anápolis mudara o seu nome para Anapolina. Mas a adoção do nome Anápolis F.C. não mudou o futebol de seus jogadores, que continuava a crescer a cada ano. Desta forma, ele conquistou o campeonato regional de 1954.
Na década de 1960, o Anápolis ja era bastante conhecido e tinha vários apelidos, dentre os quais Galo da Comarca, Tricolor da Manchester e Time dos Carroceiros. Grandes desportistas comandaram o clube, como João Bezze, Munir Calixto, Altino Teixeira de Moraes, Amim Gebrim, Osvaldo Cunha Soares, Ronaldo Jaime, Sebastião Richelieu da Costa e Fadel Skaff. Em 1961, conquistou o vice-campeonato do primeiro torneio octogonal e finalizou nessa data sua fase de amadorismo.
Em 1965, sagra-se campeão estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3 a 2 em uma virada histórica, no estádio Jonas Duarte. Nesse dia, recebendo público recorde, a torcida foi ao delírio quando o time entrou em campo, com: Sorriso, Nina, Osmar, Paraguaio e Áli; Genésio e Eudécio; Zezito, Dida, Nelson Parrila e Deca. No banco ficaram o goleiro Morais, Baiano, Wilson e outros craques. O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxambu. No ano seguinte disputou a Taça Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição.
Em 2016 conseguiu pela primeira vez se classificar para a Série D após passar da primeira fase com a terceira melhor campanha, atualmente disputando a final do campeonato goiano de 2016 contra o Goiás.

Participações Nacionais
Série D: 01 participação (2016)

Campanha nos últimos estaduais
2016:
2015: 2º (segunda divisão)
2014: 9º
2013: 8º
2012: 1º (segunda divisão)
2011: 4º (segunda divisão)
2010: 7º (segunda divisão)
2009: 9º
2008: 4º
2007: 2º (segunda divisão)
2006: 4º (segunda divisão)
2005: 11º

Titulos: 01 vez (1965)

Estádio: Jonas Duarte
Capacidade: 14,000 lugares


HINO

Na comarca se conhece a tradição

Do galo forte brigador
Entrou no terreiro o bravo guerreiro
Cruel matador
Soou no terreiro o canto guerreiro
Do meu tricolor, tricolor

Já se vê da boa Vista
A conquista majestosa
No engrandecer da sua crista
Surge a vitória gloriosa

Vai galo na raça traz a taça
É bola é rede é grito é gol é grande gloria
As três cores vivas na memória
Do Pavilhão nas graças da vitória

Sou Anápolis Futebol Clube
A toda hora, agora e sempre até morrer
Salve o tricolor da boa vista
Galo coroado na conquista


Vai galo na raça traz a taça

É bola é rede é grito é gol é grande gloria
As três cores vivas na memória
Do Pavilhão nas graças da vitória

Sou Anápolis Futebol Clube
A toda hora, agora e sempre até morrer
Salve o tricolor da boa vista
Galo coroado na conquista


0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural