São Francisco Futebol Clube

Data Fundação: 30/10/1929 
Cidade: Santarem/PA 
Mascote: Leão Alcunha: Azulão do Norte, Leão Santareno, Leão do Tapajós 
Site: http://www.saofranciscofc.com.br/ 


HISTÓRIA

Desde quando o futebol foi introduzido em Santarém, diversas agremiações foram formadas destinadas à prática deste esporte, porém, nenhuma até hoje, conseguiu sobreviver tão longo período como o São Francisco Futebol Clube.
Para um clube que conquistou tantos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do Oeste Paraense – O São Francisco Futebol Clube.
Pelo ano de 1920 os dois clubes de maior sucesso na região eram o Santa Cruz e o União Sportiva da Congregação Mariana, oriundos das equipes do Paissandu e Tapajós. Pelos seus nomes já indicava se tratar de agremiações ligadas ao movimento religioso da Igreja Católica, fundado pelo sacerdote Frei Ambrósio Phillipsenburg, da ordem dos frades menores.
O “União Sportiva” era um time extremamente forte, capaz de dar combate ao seu grande e tradicional adversário da época, o Santa Cruz.
Entretanto o movimento jovem que colaborava com a equipe da União Sportiva, a cada dia crescia de atletas que queriam jogar no clube, motivou um grupo de jovens a formar uma nova equipe que realmente atendesse as necessidades e homenageasse o ilustre desportista Frei Ambrósio. A 30 de outubro de 1929, foi fundado o time do São Francisco, com o intuito de homenagear a escola fundada pelo grande incentivador do futebol Santareno da época, Frei Ambrósio. A fundação do clube de futebol São Francisco, foi o acontecimento do ano em Santarém e de modo marcante na história do esporte da região, pois a equipe recém formada agregava os melhores atletas da cidade.
Depois de muitos treinamentos no campinho da escola de mesmo nome, finalmente foi programado o primeiro jogo. Era a primeira apresentação do já bem montado e organizado time de futebol, que se chamava: São Francisco Sport Clube (primeiro nome do clube).
As primeiras cores do clube foram preto e branco, com listas horizontais; tal fato foi registrado na história, devido a falta de opção no comércio local, que não apresentava outras cores disponíveis para comercializar. Premidos pelas circunstâncias não houve preferência pelas cores. Usaram as disponíveis .


Participações Nacionais:
Série C: 01 participação (1998)
Série D: 02 participações (2016, 207)
Copa do Brasil: 01 participação (2017)
  Campanha nos últimos estaduais:
2017:
2016: 2º
2015: 7º
2014: 5º
2013:
2012: 5º
2011: 2° (segunda divisão)
2010: 8° (segunda divisão)
2009: 13°
2008: 8°
2007: 9º


Estádio: Colosso do Tapajós
Capacidade: 16,000 lugares





HINO

Camisa azul,
Nossa paixão.
Em cada jogo uma vitória,
Salve o grande Clube,
Sete vezes campeão!
Vence sempre a garra do “Leão”.

De Santarém
É o maior.
A cor do Tapajós
O São Francisco há de honrar,
Seja na glória,
Seja no azar,
Pois nunca faltará o ardor!

Inflama a torcida vibrante
Que acena a bandeira, e eu sou
Fanático porque festejo,
Cantando alegremente a cada gol:

São Francisco, São Francisco!
És o glorioso sem par. São Francisco, São Francisco!
És o glorioso sem par.


0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural