São Bernardo Futebol Clube

Cidade: São Bernardo/SP
Fundação: 20/12/2004
Alcinha: Bernô, Tigre do ABC
Mascote: Tigre
Site: http://www.saobernardofc.com.br/

HISTÓRIA


No Século XX, times como Sociedade Esportiva Irmãos Romano, Aliança Clube, Esporte Clube São Bernardo e Palestra de São Bernardo foram os times que representaram a cidade nos campeonatos estaduais mas nenhum deles chegou tão longe a ponto de disputar um Campeonato com os times mais importantes do estado. A cidade foi importante na popularização do futebol no início do Século XX pois São Bernardo do Campo foi um dos primeiros lugares onde se jogou o esporte bretão no país, quando a Vila de Paranapiacaba, local aonde os operários ingleses que chegaram no país há pouco tempo habitavam, era na época território são-bernardense (hoje pertence à Santo André).
Mesmo com toda essa história futebolística que São Bernardo do Campo possui, e por toda a importância que a cidade tem sendo a 4ª Maior Cidade do Estado, com mais de 800 mil pessoas nunca teve um clube que jogasse junto aos grandes do Futebol Paulista.
Todos sabiam que os são-bernardenses amavam futebol, e que tinha um potencial para ser grande também no Futebol. Sempre houve um sentimento muito forte de ter uma equipe muito importante na cidade e os habitantes da cidade sempre reclamavam por não ter um time importante à altura da cidade disputando os principais campeonatos de futebol do país.
Isso aumentou na década de 2000, quando os clubes vizinhos do Grande ABC conseguiam grandes feitos. O São Caetano figurava entre as principais equipes do Futebol Brasileiro após ser 2 vezes vice-campeão Brasileiro e uma vez da Libertadores. Já o Santo André conseguia importantes acessos às principais divisões como vice-campeão Paulista da Série A-2 e do Brasileiro da Série C, além do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Representantes do futebol amador da cidade, da Liga de Futebol de São Bernardo do Campo, autoridades políticas e ex-jogadores de equipes da cidade começaram a pensar em fazer algo pelo futebol de São Bernardo. Visto que o município tinha potencial, se espelhando nas equipes vizinhas e também nas equipes bernardenses de Vôlei e Handebol que estavam entre as melhores do país.
Mas em 2004, o Brasil se virou para a Região do Grande ABC que se tornou mais um grande polo do futebol paulista juntamente com a Capital, Campinas e Ribeirão Preto quando o São Caetano foi Campeão Paulista e o Santo André foi campeão da Copa do Brasil. Após os feitos dos vizinhos aquele mesmo grupo que estudara há um tempo a possibilidade de um time forte em São Bernardo do Campo, começou a ouvir pelas ruas a reclamação do povo "batateiro" de que a cidade necessitava de um time de futebol do mesmo nível de seus vizinhos. Com isso, o grupo que estava envolvido neste novo projeto se apressou em meses para montar um Time de Futebol para São Bernardo. Liderada por Edinho Montemor, ex-jogador de várias equipes amadoras e profissionais da cidade além de um político muito influente na cidade há mais de 2 décadas, a ideia de um novo time de futebol começou a aparecer após setembro de 2004, após todos os envolvidos neste projeto começarem a decidir uma diretoria, estrutura e um elenco para iniciar as atividades em 2005. Antes disso, se pensou na ideia em reerguer algum clube antigo da cidade porém a tentativa não teve êxito pois um dos clubes estava licenciado por 3 anos da FPF com dívidas e uma administração que não aceitava esta possível parceria e o outro clube estava com vários problemas e passava por um reformulação que lhe fez mudar até de nome e cores na época. Então, foi decidido que um novo time seria criado e no dia 20 de dezembro de 2004 surgiu o São Bernardo FC.
O São Bernardo FC nasceu com a responsabilidade de representar a maior cidade do ABC Paulista, no cenário estadual e nacional do futebol. Em seu Brasão, o mapa da cidade e a bola de futebol traduzem a relação do time como representante da comunidade com o esporte mais popular do Brasil. O nome foi fácil de escolher. Edinho queria um nome que fosse ter fácil identificação com a cidade assim como tem as equipes vizinhas. As cores e o uniforme também foram muito bem pensadas, para que não houvesse identificação com algum clube da capital ou do ABC então decidiram pelo Amarelo e Preto. Um clube aurinegro, inspirado por grandes clubes como Peñarol e Borussia Dortmund.
E se o cão da raça São-bernardo é o mascote de Esporte Clube São Bernardo e Palestra São Bernardo, a diretoria e sua comissão pensaram em um mascote feroz, que tivesse identidade com as cores do time e que apesar de ser um mascote usado por vários times no estado de São Paulo são pouquíssimos os clubes que possuem o Tigre como mascote.

Participações Nacionais:
Série D: 01 participação (2017)
Copa do Brasil: 02 participações (2013, 2014)

Campanha nos últimos estaduais:
2017: 15º
2016: 6º
2015: 13º
2014: 10º
2013: 12º
2012: 1º (segunda divisão)
2011: 17º
2010: 4º (segunda divisão)
2009: 10º (segunda divisão)
2008: 2º (terceira divisão)
2007: 6º (terceira divisão)
2006: 8º (terceira divisão)
2005: 3º (quarta divisão)

Estádio: Primeiro de Maio
Capacidade: 15,159 lugares





HINO

Nasceu para jogar e crescer
Enfrentar o adversário sem nada
Atravessando fronteiras
Superando barreiras
Sua meta é vencer ou vencer

 A conquista sempre será visão

Para o Tigre que chegou
Para ser campeão,
a sua garra no entanto
Faz gigante no campo
e a torcida do adversário tremer

É show de bola é São Bernardo chegou
Uma alegria quando grita-se gol
Um futebol de ataque o forte do ABC
É São Bernardo é vencer ou vencer


É show de bola é São Bernardo chegou
Uma alegria quando grita-se gol
Um futebol de ataque o forte do ABC
É São Bernardo é vencer ou vencer


 

0 comentários:

Postar um comentário

- Não exagere nos comentários, zoações são permitidas, comentários racistas, xenófobos, preconceituosos serão deletados.

Mural